Para conquistar aquela oportunidade internacional dos sonhos, não basta colocar no currículo que você sabe inglês, é preciso comprovar que você não enrola no idioma. Muitas instituições acadêmicas e empresas só aceitam estrangeiros se eles tiverem passado por testes de proficiência como o TOEFL e o TOEIC.
Eles estão entre os exames mais conhecidos do mundo e, boas pontuações, podem garantir aquela tão sonhada vaga no mercado de trabalho internacional e até seu intercâmbio.
Os dois testes avaliam o nível de inglês do candidato, porém eles têm pontuações e objetivos diferentes.
O TOEFL (Test of English as a Foreign Language) é voltado para quem busca estudar em universidades no exterior. Ele é aceito em milhares de instituições de ensino superior e em centenas de países. Porém, cada instituição coloca uma pontuação mínima distinta para ingresso.
Devido a sua finalidade, esse exame exige bastante vocabulário acadêmico. Existem quatro tipos de prova TOEFL, mas apenas dois são aplicados no Brasil: o internet-based (IBT) e paper-based / Institutional Testing Program (ITP).
O IBT é dividido em quatro partes: listening (audição), speaking (fala), reading (leitura) e writing (escrita). A pontuação máxima nessa modalidade é de 120 pontos.
Já o ITP avalia três conceitos: listening comprehension (compreensão auditiva), structure and written expression (expressão escrita e estrutural) e reading comprehension (compreensão de leitura). A pontuação varia de 310 a 670.
Para quem busca uma colocação no mercado de trabalho internacional, o teste de proficiência mais indicado é o TOEIC (Test of English for International Communication).
Ele é importante para demonstrar para as empresas que você não vai ficar perdido durante uma reunião ou uma ligação, vai conseguir interagir com os colegas de trabalho, entender documentos, fazer relatórios, realizar vídeo conferências e avaliar contratos.
Nesse exame, é exigido o inglês de negócios e são avaliadas as competências de reading e listening. A pontuação nesta prova respeita a escala de 10 a 990.
Tanto no TOEFL quanto no TOEIC não existe reprovação ou aprovação, ou seja, você apenas recebe a sua pontuação. Entretanto, é muito importante se esforçar para alcançar índices altos nessas provas.
Os dois exames têm validade de dois anos e o aperfeiçoamento da nota pode garantir uma promoção e uma posição de destaque nas instituições de ensino.
Para se preparar para essas provas, é necessário pesquisar a pontuação mínima necessária para atingir seus objetivos, focar nos estudos e encontrar um bom curso de inglês.
A London Eye é um centro autorizado de aplicação dos dois exames e eles são aplicados durante o ano todo. Além disso, aqui você encontra cursos preparatórios e direcionados para essas provas. O aluno que conclui o curso de TOEFL ITP consegue pelo menos 460 pontos.
Quer saber um pouco mais como funcionam nossas aulas? Vem bater um papo com a gente no WhatsApp!