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Como escrever e-mails profissionais em inglês?

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Como escrever e-mails profissionais em inglês?

computador com escrita de e-mails profissionais em inglês

É muito comum você ouvir das pessoas que elas entendem e falam inglês muito bem, mas que a escrita não é tão boa. E isso piora ainda mais quando o inglês é testado no ambiente de trabalho. É por isso que o tema de hoje é como escrever e-mails profissionais em inglês. 

A primeira dica é não traduzir palavra por palavra do português para o inglês. Como esse idioma tem como uma de suas principais características ser conciso e objetivo, o seu e-mail pode causar estranhamento aos nativos. 

Além disso, é necessário manter uma linguagem formal, então não faça o que você não faria em português. Não use contrações, como I’m, we aren’t e I’d like, gírias e expressões idiomáticas. Elas podem causar uma má impressão e demonstrar falta de profissionalismo ou conhecimento da língua. 

A estrutura do e-mail é igual a do Brasil, mas veja o passo a passo de como escrever e-mails profissionais em inglês:

Saudação

Inicie o e-mail cumprimentando a pessoas com quem você está falando. Essa linha é importante para demonstrar o nível de formalidade da comunicação. Veja alguns exemplos de cumprimento comuns que vão do mais formal até o menos formal:

Dear Mr. /Ms. (Querido sr./ sra)

Dear (Querido)

To whom it may concern (A quem possa interessar)

Hello/Hi (Olá)

Apresentação

Um erro muito comum, tanto no português quanto no inglês, é não se apresentar no começo do e-mail quando se está falando com alguém desconhecido. Não obrigue a pessoa a descobrir quem você é apenas quando chegar a assinatura. Apresente-se logo depois da saudação. Nesse caso você pode usar:

My name is ___, I got your email address from ___ ( Meu nome é ___, eu consegui o seu endereço de email de/com ___)

I am ___, I’m manager of [empresa] ( Eu sou ___, gerente da ____)

Motivação 

Além de ser muito importante se apresentar, é importante deixar claro, já no início, sobre qual assunto você deseja tratar. Tenha certeza que você foi claro e deixou bem explicado os pontos importantes. Veja algumas maneiras de introduzir o assunto:

I am writing to ask (Eu estou escrevendo para perguntar…)

I would like to discuss… (Eu gostaria de debater…)

I’m writing to thank you for… (eu estou escrevendo para te agradecer por…)

I am writing because… (Eu estou escrevendo porque…)

I am writing in reference to…(Eu estou escrevendo referente a…)

I am writing to enquire about… (Eu estou escrevendo para perguntar sobre…)

Anexos

É  muito comum, no meio profissional, ter que enviar arquivos e documentos por e-mail. Para isso, você pode utilizar:

Please find attached… (Por favor, confira o anexo…)

Hereby attached… (Em anexo …)

Please find enclosed…(Por favor, encontre em anexo…)

Pedido

Além dos anexos, os e-mails são essenciais para fazer pedidos tanto para funcionários subordinados a você quanto para chefes e gerentes. Nessa etapa, você precisa demonstrar educação, principalmente se a pessoa não tem obrigação de fazer o que você vai pedir. Exemplos:

Could you give me some information… (Você poderia me dar uma informação….)

Tell me more about… (Conte-me mais sobre…)

I’m interested in receiving… ( Eu estou interessado em receber…)

I would be grateful if you could (Eu seria grato se você pudesse ….)

I was wondering if you could (Eu estou me perguntando se você poderia…)

I would appreciate if you could ( Eu agradeceria se você…)

Negativa

Caso você precise negar algum pedido ou proposta por e-mail, é necessário tomar cuidado com o tom e as palavras utilizadas. Para não parecer rude, você pode adotar:

Unfortunately, I won’t be able to (Infelizmente, eu não poderei…)

Unfortunately, I’m afraid I won’t be able to (Infelizmente, eu receio que não conseguirei…) 

Aguardar retorno

Para deixar claro que você aguarda uma resposta em um e-mail em inglês. Você pode usar:

I look forward to hearing from you soon (Estou ansioso para ouvir de você em breve)

Let me know if you have any questions or comments (Avise-me se você tiver alguma dúvida ou comentário)

If you have any questions or comments, please feel free to let me know ( Se você tem alguma dúvida ou comentário, por favor sinta-se livre para me avisar)

If you need any further information, feel free to contact me ( Se você precisar de alguma informação extra, sinta-se a vontade para me contatar)

Despedida em e-mails profissionais em inglês

Não escorregue na última etapa da comunicação. Para encerrar o e-mail você deve agradecer e, assim, demonstrar cordialidade. 

Thank you for your patience and consideration (Obrigado pela sua paciência e atenção) 

Thank you for your consideration (Obrigado por sua consideração)

Sincerely” (Atenciosamente)

Kind/Best Regards (Atenciosamente)

Best Wishes (tudo de bom)

Após seguir todas essas etapas e usar os exemplos, com certeza, você vai melhorar a sua comunicação no ambiente corporativo. Entretanto, para garantir que você  não erre mais nada, procure um curso de inglês e aperfeiçoe o seu idioma. Não passe vergonha usando o Google Tradutor, muitas vezes ele erra feio!

E, muito menos, perca oportunidades comerciais e de networking não enviando e-mails em inglês. Venha conhecer a metodologia da LondonEye, nós garantimos que você vai escrever e-mails corporativos sem medo. Continue acompanhando o nosso blog, toda semana você encontra dicas novas e incríveis. 

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