Vai ter uma entrevista de emprego em inglês e está nervoso? No blog de hoje, você vai ver uma lista com as perguntas mais comuns e como respondê-las de forma adequada para conquistar a vaga dos sonhos.
Assim como as entrevistas em português é necessário preparação. Por isso, conhecendo as questões que serão analisadas, você conseguirá treinar uma resposta em casa e listar o vocabulário necessário para usar nesse momento.
Essa é a famosa frase “Fale sobre você”. Embora seja uma pergunta pouco objetiva, você deve respondê-la incluindo informações profissionais, acadêmicas e pessoais, mas cuidado para não responder com inutilidades e obviedades. Seja autêntico e tenha um discurso pré-pronto.
Quando o recrutador falar isso, ele está querendo saber da sua formação educacional. Neste caso, fale sobre os cursos que você fez e tente aplicá-los a realidade explicando onde você aplicou os conhecimentos adquiridos e como eles te ajudaram a chegar até aqui.
Em entrevistas de emprego em inglês também é muito comum as perguntas “Quais são suas fraquezas? Quais são seus pontos fortes?”. Neste caso, você deve escolher a habilidade de acordo com a vaga que está almejando, é importante também ter na ponta da língua uma situação que você passou que comprove essa habilidade.
Quanto aos defeitos, seja sincero. Embora muita gente acabe respondendo “perfeccionismo” e realmente pode ser um defeito, essa resposta já é esperada pelo recrutador e pode demonstrar que você tem medo de ser sincero e que possui defeitos muito piores. Por isso, priorize respostas autênticas. Para te ajudar, acrescente informações sobre o que você está fazendo para melhorar.
Outra pergunta que pode surgir durante a entrevista é “Por que você deixou o seu último trabalho?”. Neste caso, a sinceridade pode ser sua inimiga. Cuidado ao falar mal da outra empresa e do antigo chefe, alguns recrutadores podem criar uma imagem negativa sobre você e a sua postura de trabalho.
Você pode usar esse momento para falar sobre a vontade de aprender novas atividades, desafiar-se, o desejo de crescer com a empresa ou até porque a vaga se encaixa melhor nas suas qualificações.
“Onde você se vê daqui 5 anos?”. Essa pergunta é feita para que a empresa consiga entender as suas pretensões profissionais para o futuro. É importante mostrar ambição, mas não exagere. Você pode dizer que quer se tornar especialista, melhorar as suas habilidades, liderar equipes e até conquistar um cargo melhor.
“Por que você quer trabalhar conosco?”. Esse é o momento de mostrar como a empresa pode ajudar na sua carreira profissional e o que você valoriza nessa corporação para querer fazer parte desta equipe. Por isso, pesquise sobre a empresa antes e destaque os pontos positivos que você enxerga e que se relacionam com as suas pretensões.
Essa pergunta é importante para identificar o seu perfil de trabalho dentro da empresa, se você prefere trabalhar sozinho ou em equipe. Você pode responder que prefere um misto dos dois ou escolher uma das opções, porém dê motivos convincentes para justificar a sua resposta. Mas lembre-se: demonstrar que não sabe trabalhar com outras pessoas pode ser um ponto muito negativo.
Geralmente essa é a pergunta que finaliza algumas entrevistas de emprego em inglês: “Por que você acha que é o melhor candidato para esse cargo?”. É o momento de você reunir tudo que já disse nas outras perguntas e acrescentar informações inéditas para defender a sua contratação. Talvez seja a pergunta mais importante, por isso, vá com uma resposta pré-pronta.
“O que você você faz em seu tempo livre?”. Embora essa não seja uma pergunta relacionada a carreira profissional, ela aparece em entrevistas de emprego em inglês em empresas que se importam com a cultura. Portanto, esse é o momento de mostrar quem é você fora do ambiente de trabalho, por isso, seja honesto, mas demonstre que seus hobbies também estão ligados ao cargo que você quer ocupar. Se você vai trabalhar com comunicação, por exemplo, demonstre que você gosta de ler e escrever.
Agora que você já tem um pequeno roteiro de perguntas, você pode ir treinando seu vocabulário, tempos verbais e sua pronúncia. Esteja também preparado para o surgimento de novas perguntas e novos rumos para a entrevista. Para se sentir mais seguro, é muito importante manter o estudo regular do idioma. Por isso, procure uma escola qualificada. Na LondonEye, você aprende inglês de forma dinâmica, divertida e treina conversação. Temos turmas dedicadas, especificamente, ao English for Business. Quer saber mais? Fale conosco!