Quem nunca ficou fissurado em uma série, filme ou programa de TV, por exemplo, e depois saiu repetindo as frases de efeitos dos personagens, né? Isso é muito mais comum do que você possa imaginar e esses bordões ou catchphrases – como são conhecidos em inglês – são feitos exatamente para não sair da cabeça do público.
Um programa exibido até hoje no Brasil, e que utiliza muito desta técnica de ficar repetindo frases de efeito, é o seriado mexicano Chaves. Os bordões “Foi sem querer querendo” e “Ninguém tem paciência comigo”, por exemplo, caíram no vocabulário popular e são muito utilizados em situações em que uma pessoa fez algo de errado ou após receber uma bronca.
No português, também temos outros exemplos e não é só na ficção que os bordões são utilizados. O apresentador e jornalista Boris Casoy ficou conhecido pela sua frase “Isso é uma vergonha”, quando noticiava algum acontecimento absurdo. A Brastemp também fez sucesso ao usar o bordão “Não é assim uma Brastemp”, para dizer que os seus produtos são melhores. E, por fim, o cantor Compadre Washington é muito famoso pela expressão “Sabe de nada inocente”.
Agora que você entendeu e relembrou alguns exemplos de bordões em português, chegou a hora de compreender os catchphrases e aplicar todos esses exemplos na língua americana. Então, continue lendo esse artigo e conheça os mais famosos e a importância de conhecê-los para facilitar a comunicação do cotidiano.
Como foi dito anteriormente, catchphrases são expressões ou frases de efeito, muito repetido em séries, filmes, programas de TV e que acabam caindo no linguajar popular. Às vezes, essas expressões se tornam tão conhecidas que chegam a ser incorporadas no vocabulário formal, como “You’re fired” (Você está demitido), que se tornou famosa na série The Apprentice, ou O Aprendiz – na versão brasileira.
Essas expressões são muito utilizadas em programas humorísticos para demarcar alguma situação em específico. Um caso desso acontece com o personagem Joey, interpretado por Matt LeBlanc, no seriado Friends, em que toda vez que deseja paquerar alguma mulher ele utiliza “How you doin’?”, que significa “como você está?”.
Para você conhecer mais sobre os catchphrases, nós listamos abaixo alguns exemplos famosos e seus significados:
A aprendizagem dos catchphrases auxilia na melhora da pronúncia, gramática e aumento do vocabulário utilizado pelos falantes da língua. Por ser parte integrante da linguagem, muitas vezes, os catchphrases só fazem sentido quando se conhece a sua origem.
Gostou de conhecer mais sobre os catchphrases? Saiba que somente com a prática e constante estudo, você vai conhecer mais exemplos e cada vez aumentar a sua fluência na língua. Conte com a LondonEye nesse processo, aqui você aprende inglês com resultados rápidos e tem confiança para encarar qualquer desafio.
Se você gostou desse texto, aposto que vai gostar de ler esses outros aqui também:
Está preparado para aprender uma segunda língua. Aproveite nosso desconto de 15% no Inglês e Espanhol e alcance novos horizontes! Cadastre-se aqui: http://bit.ly/15off-londoneye