fbpx

Homógrafos em inglês: conheça os principais!

didn't ou did you not
Didn’t ou did you not: qual devo usar?
15/03/2019
técnicas de leitura
Técnicas de leitura em inglês que vão facilitar o seu aprendizado!
29/03/2019

Homógrafos em inglês: conheça os principais!

homógrafos em inglês

Você já usou uma palavra em uma frase ou expressão com uma intenção, mas pelo fato dela também ter outro significado a interpretação dos ouvintes acabou sendo diferente? Isso é mais comum do que você possa imaginar e ocorre devido aos homógrafos em inglês.  

Só para você entender o que são homógrafos darei dois exemplos clássicos desse assunto na língua portuguesa. Então, vamos lá: as palavras manga e porca. A primeira, respectivamente, pode significar tanto a fruta como a parte da camiseta. Enquanto isso, a segunda pode se referir ao animal ou ao parafuso de rosquear.

Dessa forma, também ocorre os homógrafos em inglês e um exemplo de fenômeno muito conhecido é o “Cool”. Essa palavra é muito utilizada para representar algo que é legal, descolado, mas também pode ser utilizado para denotar a ação de resfriar ou refrescar alguma coisa.

Então, se interessou e quer saber mais sobre os homógrafos em inglês? Continue lendo esse artigo para saber tudo sobre as palavras homógrafas em inglês e estar preparado para encarar qualquer situação que envolva o uso de palavras iguais, mas com significado diferente.

O que são palavras homógrafas?  

Os termos homógrafos possuem a mesma estruturação escrita, mas apresentam significados totalmente distintos e, por vezes, funções sintáticas diferentes também. Isso faz com que o conhecimento sobre a língua tenha que ser grande para evitar que possíveis equívocos de interpretação e formulação de uma frase aconteça.

Assim, na língua inglesa isso não é diferente. No idioma existem diversas palavras que são homógrafas e muitos desses termos estão inseridos em ações do cotidiano. Isso significa que você deve dominá-los para conseguir ter uma conversação fácil com um nativo da língua ou outro falante, por exemplo, e assim, executar qualquer atividade.

Principais palavras homógrafas em inglês

Então, agora que você já sabe o que são as palavras homógrafas, vamos conhecer os principais termos que passam por esse fenômeno na língua inglesa:

1. Bass

Esse termo pode tanto significar baixo (instrumento musical) quanto o peixe robalo. Dessa forma, quando usado de maneira incorreta pode causar uma grande confusão, né?

Exemplos:

In the band he plays the bass (Na banda ele é quem toca o baixo.)

Now someone helps me to hold this bass. (Agora alguém me ajuda a segurar essa robalo.)

2. Can

Esse exemplo é bastante usado e conhecido pelos falantes da língua inglesa, né? Então, para você entender o “can” pode ser usado na forma de um verbo modal ou como um substantivo cujo a tradução é lata.

Exemplos:

I can dance (Eu posso dançar)

Look at that can of soda thrown on the floor. (Olha aquela lata de refrigerante jogada no chão)

3. Fine

Quando alguém te pergunta “How are you?”, logo você responde “I’m fine”, certo? Então, se eu te disser que fine não significa apenas estar bem, vou te surpreender ? É isso mesmo, o termo “fine” tem utilidade para indicar alguma coisa boa ou se referir a uma multa de trânsito recebida. Dessa forma, é muito comum ver algum americano bastante chateado dizendo “fine”, porém significa que ele levou uma multa. 

Exemplos:

It was a fine exercise in democracy. ( Foi um bom exercício de democracia.)

I just got a fine from the guard (Acabei de receber uma multa da guarda)

4. Letter

Quem nunca usou a palava Letter alguma vez na vida dentro de uma frase? Portanto, a palavra pode ser usada para se referir a letra do alfabeto ou significar uma carta.

Exemplos:

The D is the fourth letter of the alphabet. ( O D é a quarta letra do alfabeto.)

I wrote a letter to my father this weekend. ( Escrevi uma carta para o meu pai neste final de semana)

5. Light

Quantos produtos que você não comprou em um supermercado e estava escrito Light? Essa palavra já se tornou abrasileirada, assim, para a sua surpresa ela também não tem apenas um significado. Então, para você entender ela pode ser o adjetivo leve e o substantivo luz na composição de uma frase.

Exemplos:

This chair is light and easy to carry. (Esta cadeira é leve e fácil de transportar)

The light coming from the window is very strong. Close the curtain. ( A luz que esta vindo da janela esta muito forte. Feche a cortina

6. Match

Um dos grandes erros dos estudantes é confundir Match com Math. Dessa forma, os significados mais comuns do termo “match” são: partida de futebol e fósforo. Enquanto isso, Math significa aquela matéria que quase todos os alunos odeiam na escola: matemática.

Exemplos:

Where will the football match be today? (Onde será a partida de futebol hoje?)

Light a match because I’m not venso anything. ( Acenda um fósforo porque nao estou vendo nada.)

7. Present

O termo “present” pode representar o adjetivo atual ou o verbo apresentar. Assim, quando aprendemos os tempos verbais somos capazes de diferenciar ambos. Então, vamos aos exemplos para você saber diferenciar o contexto!

Exemplos:

Well, at present, I’m feeling fine  (Bem, no momento estou me sentindo bem)

Who will present our talent show? ( Quem vai apresentar o nosso show de talentos)

Pronúncia dos homógrafos em inglês

Para distinguir os homógrafos em inglês durante uma conversação você deve prestar atenção na pronúncia dos termos. Dessa forma, cada palavra tem uma forma diferente de ser pronunciada devido a composição das sílabas tônicas e fortes e, isso faz com que seja possível identificar cada uma delas durante uma conversação.

Assim, outra dica para você não errar na interpretação é buscar entender o assunto que está sendo tratado, pois com isso, você sempre sempre terá certeza de qual o significado correto de cada palavra.

Além dos homógrafos…

Só para você não ficar confuso existem as palavras que tem a mesma grafia, mas significados e pronúncia diferentes. Porém, as regras de linguagem não param por aí. Dessa forma, é importante que você se lembre dos homófonas. Então, vamos entender o que cada uma dessas significam.

As palavras homófonas possuem a mesma sonoridade, mas escrita e significados diferentes. Assim, tenho certeza que você lembrou de algum, né? Quer um exemplo para ter certeza? Então, aqui vai!

Thrown x Throne

A primeira palavra se refere ao trono de rei e rainha, assim, deve ser mais utilizada dentro do contexto de coroação e celebrações. Enquanto Throne significa que alguém foi jogado de um prédio, por exemplo. Percebeu que mesmo que eles tenha o mesmo som ao ser pronunciado possuem significados diferentes? Então, são homófonas.

Gostou do texto de hoje? Os homógrafos em inglês estão presentes no dia a dia e com o estudo e dedicação você irá acabar com qualquer dúvida sobre o assunto. Portanto, tem alguns outros textos em nosso blog que podem ajudar você a aumentar o vocabulário e se tornar fluente no segundo idioma:

Dessa forma, na LondonEye você aprende inglês de maneira rápida e descomplicada e, isso faz você ter melhores resultados no futuro. Estamos esperando você aqui. Vem pra LondonEye!

 

 

 

 

Compartilhe

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *