fbpx

Técnicas de leitura em inglês que vão facilitar o seu aprendizado!

homógrafos em inglês
Homógrafos em inglês: conheça os principais!
22/03/2019
expressões idiomáticas
10 Expressões Idiomáticas mais comuns em Inglês
05/04/2019

Técnicas de leitura em inglês que vão facilitar o seu aprendizado!

técnicas de leitura

Fazer a leitura e a tradução de um texto em inglês ou outra língua estrangeira exige muita atenção, concentração e capacidade para interpretar o conteúdo por parte do leitor. Determinar o sentido das frases ou das expressões idiomáticas comuns da língua talvez seja a principal dificuldade durante essa atividade, mas existem técnicas de leitura que podem facilitar esse processo.

As estratégias de análise podem proporcionar o melhor entendimento e compreensão do texto escrito ou, até mesmo, o rápido entendimento do que é mais importante no conteúdo. Essas técnicas são conhecidas com o Skimming e Scanning e podem ser utilizadas em qualquer idioma, como o inglês, por exemplo.

Essas dois termos são novidades para você? Fique tranquilo, continue lendo esse artigo que você você irá descobrir qual a função e o momento certo para utilizar o Skimming ou o Scanning em uma leitura.

Técnicas de leitura instrumental

A primeira atitude a se tomar antes de começar a leitura é definir o que se quer extrair do conteúdo do texto. Tudo isso para identificar se existe alguma informação específica ou a ideia geral do assunto, por exemplo. Isso auxilia na escolha da técnica de leitura correta a ser utilizada.

Após isso, também analise o título, subtítulos, imagens e gráficos que estão presente no textos. Afinal, esses aspectos também contribuem para facilitar o entendimento. Apenas depois de realizar esses passos iniciais você deve iniciar o Skimming ou o Scanning. Agora vamos entender como funciona cada uma dessas técnicas de leitura.

Scanning

Essa técnica de leitura é feita para quem precisa de uma informação específica em algum texto, como uma data de nascimento, o nome de alguma rua ou a indicação de um número de telefone, por exemplo. Você não precisa ler o conteúdo todo, mas apenas a informação contida em um espaço.

Durante o Scanning você deve mover os seus olhos de cima para baixo ou vice versa, buscando por palavras-chave sobre o assunto ou pontuações feitas pela autor. Procure por números, asteriscos, palavras em negrito ou sublinhadas, por exemplo, pois isso facilita a localização de uma informação.

O escaneamento do conteúdo do texto, como o próprio nome indica, deve ser feita de maneira rápida. Após realizar essa leitura inicial e precisar entender mais sobre o texto você deve utilizar o Skimming.

Skimming

Mais complexo que o Scanning, o Skimming busca identificar a ideia central do conteúdo. Essa técnica exige que o leitor tenha um maior conhecimento sobre o vocabulário do texto. E dessa forma, uma melhor capacidade de compreender e interpretar informações.

Um exemplo de utilização dessa técnica de leitura é durante a aplicação de uma prova. Porque nesse momento você precisa ler um texto para responder às questões. A dica, nessas situações, é primeiro ler a pergunta e posteriormente fazer a leitura direcionada aquilo que você precisa saber.

Para facilitar ainda mais essa busca, você também deve localizar o sujeito do texto e, por consequência, o verbo e o objeto da ação. Isso faz com que você também identifique a função principal do texto. Com essa técnica, uma leitura é feita com três a quatro vezes mais velocidade do que uma normal.

Dica Bônus

Outra técnica de leitura também muito utilizada é o Selectivity. Essa estratégia visa selecionar trechos do conteúdo para achar alguma informação. Isso através do uso de palavras-chave, palavras cognatas e um vocabulário específico, facilitando a compreensão do tema.

O Selectivity deve ser usado quando você necessita encontrar “os fatores que provocam osteoporose” em um texto, por exemplo. Esse texto pode ter as causas, as consequências, como evitá-la e entre outros tópicos, mas você o leria rapidamente e selecionaria a informação que desejasse, descartando as demais.

Gostou do texto de hoje? As técnicas de leitura facilitam e agilizam o seu entendimento sobre um texto se bem utilizadas.

Portanto, se esse conteúdo foi importante para você, temos alguns outros textos que podem ajudar você a dominar o segundo idioma:

Na LondonEye você aprende inglês e espanhol de maneira descomplicada para viajar com confiança para qualquer lugar! Estamos esperando você aqui. Vem pra LondonEye.

Compartilhe

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *