Você pode passar horas e horas lendo um livro e continuar sem entender nada ou conciliar esse aprendizado com a sua rotina de forma mais leve, através de filmes, jogos e músicas. Você é do time que dedica muito tempo do seu dia ouvindo cantores e bandas internacionais? Esse texto é para você. Então, aqui vão 05 dicas simples sobre o que fazer para aprender Inglês com músicas, sem precisar deixar de lado seus momentos de lazer e entretenimento.
O mais interessante de você aprender Inglês com músicas é que existe um leque de opções. Vários sotaques, formas de se expressar, tom de voz e ritmos. Assim, você pode encontrar o modelo que mais chama a atenção dos seus ouvidos.
Dessa forma, se você é iniciante no aprendizado desse segundo idioma, é importante que você escolha músicas que não sejam muito rápidas, como um rap, ou difícil de compreender as palavras pronunciadas, como o rock e heavy metal.
O mais recomendado é começar pelo pop. Afinal, possui um ritmo mais lento e de fácil compreensão. E somente depois, ir se adaptando aos seus gêneros preferidos conforme a sua habilidade aumenta. Até porque se o pop não é o estilo que você mais gosta de ouvir possivelmente vai se tornar mais uma obrigação do que uma forma de entretenimento, certo? Então, é necessário avançar para suas músicas preferidas.
É importante que nas primeiras vezes que você ouvir a música, tenha o lyric ao lado para confirmar se o que você entendeu está correto. Exatamente para evitar algumas possíveis confusões como ao ouvir termos muito semelhantes na hora de pronunciar, mas que apresentam significados bem diferentes:
Dessa forma, depois das duas primeiras vezes, você já pode dar adeus aos lyrics. Dando espaço para a prática do Inglês, sem auxílio de nenhuma ferramenta e dominando todos as partes da música.
Quando alguém começar a cantar “Fio de cabelo” do Chitãozinho e Xororó todas as pessoas sabem a letra completa da música, mesmo sem gostar de sertanejo. Então, por que o mesmo não acontece com as músicas internacionais? O que faz as pessoas terem dificuldades de decorar as letras americanas?
Simples! Não pare de cantar. Independente se você é um bom cantor ou não. Pratique a música até que você tenha condições de cantá-la sem que alguém tenha que te acompanhar. Portanto, quando você alcançar esse nível, perceberá que é muito mais fácil introduzir os termos aprendidos em suas comunicações do dia a dia.
Só vá para uma nova música quando você estiver 100% seguro de cantar a primeira na frente do espelho sem a letra ou a sonoridade de fundo te acompanhando. Portanto, aumente gradativamente a sua bagagem de músicas e, consequentemente, o seu vocabulário em Inglês. Sempre uma de cada vez para que você não se perca entre tantos novos aprendizados.
Agora que você já tem um passo a passo do que fazer para aprender Inglês com músicas, espero que coloque em prática esse aprendizado. Portanto, caso tenha interesse, tenho alguns outros textos aqui que poderão te ajudar a conquistar o segundo idioma de forma rápida e bastante prática:
Assim, espero você lá!
Dessa forma, se você tem interesse e força de vontade para começar aulas de Inglês ou Espanhol e não precisar mais depender do Google Tradutor, então, aqui vai uma oportunidade. Temos 15% de desconto para você aprender um segundo idioma com a LondonEye.