fbpx

Quanto tempo leva para ser fluente em inglês?

Expressões importantes em espanhol
04/11/2019
Google Tradutor funciona? É confiável?
21/11/2019

Quanto tempo leva para ser fluente em inglês?

Quanto tempo leva para ser fluente em inglês? Essa é uma pergunta muito comum que surge na cabeça de alunos que estão começando a aprender um novo idioma ou que estão interessados em começar.

Primeiro, é necessário entender o que é fluência em inglês. Esse nível de conhecimento envolve a capacidade de dominar o conteúdo aprendido e comunicar-se com precisão e sem dificuldade com nativos. 

É, também, compreender assuntos concretos e abstratos com facilidade. Conseguir expressar suas emoções, pensamentos, sonhos e experiências de forma clara e complexa, se necessário. É se portar diante da língua como nativo e pensar em inglês. 

Todo mundo que começa a aprender tem como objetivo a fluência e pretende alcançá-la o mais rápido possível. É normal.

Inclusive, muitas escolas utilizam o tempo como uma propaganda para atrair estudantes. Tem quem prometa o domínio em 6 meses, 1 anos, 4 anos e até em 8 anos. Mas quem está falando a verdade? 

Todos e nenhum!

Fatores que influenciam na aprendizagem

 É isso mesmo, muitos fatores podem influenciar o tempo para se tornar fluente em inglês. Como, por exemplo, o nível em que você já estava antes de começar, o número de aulas que você vai ter por semana, a carga horária, a sua dedicação fora da sala de aula e seu ritmo de aprendizagem (cada pessoa tem o seu tempo). 

Além desses particularidades de cada aluno, a forma como você vai aprender também pode acelerar ou retardar o tempo de aprendizagem.  

O seu desempenho também depende da metodologia de ensino que será aplicada, da qualidade das aulas e dos professores e, até, de quantos colegas estão na sua sala, pois, quanto maior a quantidade de alunos, mais complicada fica a avaliação das habilidades de pronúncia. 

Outro fator que não é preponderante, mas também impacta o tempo de aprendizagem é a idade com a qual você começa. Todo mundo está cansado de saber que as crianças têm muito mais facilidade para aprender, porque elas ainda estão em fase de formação neural. Entretanto, os adultos, com dedicação, também podem adquirir a fluência em  inglês. 

A questão da idade também é importante devido ao tempo que você tem disponível para estudar o idioma. Adultos geralmente trabalham e têm obrigações maiores do que as crianças e adolescentes, por isso, eles acabam tendo menos períodos para se aplicarem a aprendizagem, o que pode atrasar um pouco esse processo. 

Como ser fluente em inglês em menos tempo

Não é porque o tempo é variável entre cada um que você não pode acelerar os estudos. Um dos passos mais conhecidos e repetidos é: coloque o inglês no seu dia a dia. 

Assista séries e filmes, leia livros e escute músicas e podcasts em inglês, mude o idioma do seu celular, baixe aplicativos para treinar e revise a apostila. Não deixe o inglês restrito à sala de aula. 

Outra alternativa é viajar ou fazer intercâmbio para países em que o inglês é um dos principais idiomas, como Estados Unidos, Canadá, Finlândia, Inglaterra e Austrália. Assim, você terá uma imersão completa no idioma e será obrigado a exercitar e desenvolver habilidades da língua. 

Importância de praticar

Também é muito importante praticar. Por tanto, procure chats online, converse com amigos e até com você mesmo na frente do espelho, leia textos em voz alta e grave a sua voz para comparar com o inglês falado por nativos.

 Não fique com vergonha, você está aprendendo e precisa treinar a pronúncia das palavras e expressões. Assim, com o tempo, a construção das frases vai acontecer de forma muito mais natural. 

Além dessas dicas, você precisa procurar uma boa escola de inglês, que apresente uma material didático completo e dinâmico, que conte com professores experientes e dedicados à sua aprendizagem e que te incentivem a ir cada vez mais longe. 

Como dissemos, não existe um tempo definido, tudo depende de você e o método de ensino. Por isso, é necessário ter motivação, se dedicar, se envolver com o idioma, ter curiosidade e, acima de tudo, paciência. Você não aprendeu português e matemática em 6 meses, não é?

Na LondonEye, a gente faz testes de proficiência, tem professores dedicados que te desafiam a aprender cada vez mais, tem um material exclusivo, uma metodologia comprovada e um número limitado de alunos por sala. Vem fazer parte do nosso time de sucesso!

Compartilhe

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *