fbpx

Como perder o medo de falar inglês

Como praticar inglês em casa
02/12/2019
Onde fazer curso de inglês: o que analisar
17/12/2019

Como perder o medo de falar inglês

Saber inglês é uma grande necessidade hoje em dia. Além de servir para área acadêmica e profissional, o idioma é essencial para a comunicação em um mundo globalizado. No entanto, um grande problema que muitas pessoas ainda enfrentam é conhecer o idioma, mas ter medo de falar inglês.

Por isso, no artigo de hoje, você vai aprender como perder essa insegurança. Através de algumas estratégias básicas, você conseguirá perder o medo na hora de conversar com  outras pessoas, fazer apresentações, participar de ligações internacionais e até praticar em sala de aula. 

Não tenha medo de errar

Esse é o principal empecilho para quem tem medo de falar inglês: medo de errar ou ser julgado pelas outras pessoas. Por isso, antes de tudo, você deve colocar na cabeça que só é possível aprender treinando e errar faz parte. Não é atoa que uma das frases mais comuns sobre aprendizagem diz “é errando que se aprende”.

Fale sozinho

Se você tem medo de falar inglês na frente dos outros, fale com alguém que não deve te julgar: você mesmo. Por isso, imagine diálogos e situações e utilize o idioma para se comunicar. 

Você pode tanto fazer um roteiro prévio para treinar, como criar um diálogo espontâneo em que você precise formular as frases rapidamente. Essas duas práticas vão te ajudar a melhorar a pronúncia e ganhar segurança.

Uma excelente estratégia é gravar esse treinamento e identificar as palavras que você tem mais dificuldades. Depois disso, anote em algum lugar esses termos para treinar posteriormente. 

Não traduza, pense 

Você já deve ter lido várias vezes que, para se tornar fluente, você precisa pensar em inglês e não traduzir. O mesmo vale para quando você for conversar. Para acabar com aquelas enroscadas típicas de quem está inseguro, você precisa exercitar o pensamento em inglês. Assim, as palavras vão vir naturalmente na sua mente. 

Para começar, você pode treinar utilizando situações cotidianas, como tentar descrever as roupas das pessoas mentalmente, pensar nas atividades que você vai realizar amanhã e fazer um balanço do dia de hoje em inglês. 

Admita quando você não entendeu algo

Se você está com dificuldades para entender alguma coisa, não hesite e admita que você não entendeu. Peça para que a pessoa repita de maneira educada. 

Não se culpe por não saber algum termo ou mesmo por não entender a pronúncia. Você não pode esquecer que todo mundo tem um sotaque e você pode não compreender aquele em específico. Ninguém vai te julgar por não saber. 

Além disso, se não captar mesmo depois da repetição, peça para que a pessoa explique o que aquele termo significa. Isso é importante para que você adquira vocabulário e novos aprendizados. 

Não fale só com brasileiros

Surgiu aquela oportunidade sensacional de fazer um intercâmbio? Utilize-a para praticar e aprender ainda mais. Um erro muito comum de pessoas que tem medo de falar inglês é chegar no exterior e se comunicar mais com brasileiros e exercitar o inglês apenas em situações extremamente necessárias. 

Não faça isso, utilize esse momento especial para chegar ainda mais perto da fluência. Com certeza, as outras pessoas irão entender as suas dificuldades e te ajudarão. 

 Prepare-se

Se você sabe que vai precisar usar o inglês em certa circunstância, prepare-se para ela. Por exemplo, se você vai fazer uma apresentação no trabalho semana que vem, comece já treinando o vocabulário que será necessário. Não precisar guardar frase por frase, porque isso seria decorar e não se preparar, mas treine bastante. 

Essa prática antecipada vai fazer com que as frases e termos apareçam naturalmente e você se sinta muito mais seguro para se comunicar com um colega. 

Outra forma de se preparar é treinar a conversação em sala de aula com a ajuda de um professor e em um ambiente que todos querem aprender. Esse espaço é ideal para desenvolver a sua pronúncia  e aumentar o vocabulário. 

Por isso, procure a Londoneye, aqui as aulas são focadas em te ensinar o idioma, mas, mais do que isso, te dar segurança para se comunicar em inglês.

Quer saber mais como superar as suas dificuldades com o idioma? Fale conosco clicando aqui

Compartilhe

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *